Carregando...

HISTÓRICO

História da Associação Comercial e Industrial de Tupã

 

Corria o ano de 1946. Os comerciantes e industriais daquela época ressentiam-se da falta de uma entidade representativa que cuidasse da defesa de seus interesses coletivos.

Foi então que um grupo de tupãenses estabelecidos com os mais variados ramos de negócios, tendo a frente o incansável e dedicado Manoel Ferreira Damião, reuniu- se e fundou a 7º de abril daquele ano a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE TUPÃ.

Com esforço a sua diretoria e associados conseguiram construir em terreno localizado na Praça da Bandeira, marco zero da cidade, o seu prédio próprio, que foi inaugurado a 1º de Maio de 1950.

A ACIT - como é chamada, mantém o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que através de um completo serviço informativo é a garantia aos comerciantes para as suas vendas a prazo.


Trecho extraído do Livro – Depoimentos de Uma Cidade – Tupã, 2004

 

“Fundada em 1946, em uma reunião realizada no salão do Tupã Futebol Clube, teve como seu articulador Manoel Ferreira Damião, que usou a experiência trazida de Araçatuba, onde residia.
A ele juntaram-se Manoel Meca Murraças, Manoel Marques Oliveira, José Ferreira Dias, Luiz de Souza Leão, Raul Badin, Abud Gantus, Jaime Coelho de Almeida, Mário Bianchi, Antônio Benedito Pereira da Fonseca, Trajano Lira, José Aguirre, Francisco Moraes Pio de Almeida e Aurélio Correa, tendo como colaborador o Sr. Anísio Carneiro, sendo seu primeiro presidente Manoel Ferreira Damião.
A pedra fundamental do Prédio na Praça da Bandeira foi lançada em 1947.
Por Decreto da Assembléia Legislativa Estadual, de 1949, foi declaradade utilidade pública. A notícia foi dada pelo Deputado Estadual Dr. Ulisses Guimarães. Até o término da obra, em 1950, instalou-se à rua Iporans esquina com Aimorés. Entre os presidentes que mais vezes ocuparam o cargo estão Manoel Ferrreira Damião e Takao Kawakami.
A Acit mantém alguns serviços como o SPC, prestando informações úteis para os que vendem à prazo e com atendimento informatizado. As comemorações natalinas passaram a ter destaque no comércio de Tupã, a partir de 1973, com ornamentação das vias públicas. As administrações seguintes seguiram a iniciativa, ampliando inclusive as festividades com outras promoções. Em 1976 implantou o Departamento Jurídico para atender seus associados. Hoje mantém cursos e desenvolve palestras entre outras atividades.”
   

    
UTILIDADE PÚBLICA

Pela excelência e perfeição dos serviços que presta, a Acit é considerada de utilidade pública estadual na forma da Lei 299, de 1º de julho de 1.949, federal, conforme Lei 1.157, de 13 de julho de 1.950 e municipal, de acordo com a Lei 600, de 23 de junho de 1959.


SINDICATO


Foi na Acit que nasceu a idéia de se fundar um Sindicato do Comércio Varejista. Assim, na gestão de Milton Zamora, no dia 27 de junho de 1.983 era fundada a Associação Profissional do Comércio de Tupã.

Os trabalhos prosseguiram na gestão de Takao Kawakami e a nova entidade conseguiu registro na Delegacia Regional do Trabalho em 30 de maio de 1984.

A partir daí começou um longo trabalho para a conquista do Sindicato da Categoria e afinal, no dia 2 de outubro de 1985 o então Ministro do Trabalho, Almir Pazzianoto Pinto, expedia a Carta Sindical do Sincovat, que recebeu o número 00.212.701.997/5.

Era eleita a seguir a primeira direção do Sindicato, que passou a ter vida independente e própria.

 

 

 

Vt6L1hLCff.jpg FOxNFjR9.jpg